Esse tipo evento exige rigor acadêmico, sendo considerado um laboratório de ciências sociais relacionando-se com a diplomacia, ciências politicas, politica internacional e direito, e assim como um laboratorio de exatas é onde se poem em pratica as teorias e ideias de uma organização internacional. Também é comum um comitê destinado ao jornalismo aonde é feito a cobertura do evento com alunos que tenham interesse de seguir a profissão.
No Brasil temos algumas famosas como a Mini ONU, organizado pela PUC Minas em Belo Horizonte, a Sinus organizada pela UNB, AMUN de Brasilia, Mundi de João Pessoa e várias outras. É comum algumas escolas fazerem a sua própria simulação interna, onde apenas alunos dessa escola participam. No norte e nordeste a pratica de simulações não é muito comum, mas no Centro Oeste, Sul e Sudeste algumas escola tem a sua própria simulação (algumas por mês) e é muito comum terem alunos conhecidos como "nerd de simulações". O "nerd de simulações" é um aluno que vive para as simulações, vai no máximo que poder e está sempre se atualizando.
Para quem tiver a oportunidade de participar de uma, que aproveite pois é uma experiência enriquecedora, você aprende novas coisas, passa a entender outras culturas e muitas outras coisas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário